terça-feira, 5 de maio de 2015

Quem é você Alasca? - John Green

Olá pessoas, hoje eu vim fazer a primeira resenha do blog e vim falar sobre o que eu achei do livro Quem é você Alasca? do John Green, que pra mim foi o melhor livro que ele escreveu. Vou contar um pouquinho da história do livro e depois eu vou colocar o pontos que eu mais gostei.


Classificação★★★★
Autor: John Green
Editora: Intríseca
Ano: 2005
Páginas: 260
SINOPSE:
O livro vai contar a história do Miles Halter, que está cansado da sua vida, ele vive numa cidade onde não tem amigos, não gosta da escola e tem uma vida sem graça nenhuma. Ele adoro ler livros e é fascinado por biografias, porém ele tem um vício onde ele decora sempre as últimas palavras das pessoas antes delas morrerem(meio mórbido né), enfim... e aí o Miles decidi estudar em uma outra escola chamado Cuver Creek, que fica no Alabama e lá ele vai em busca do "Seu grande talvez" (uma frase dita por um de seus poetas preferidos) que significa viver altas aventuras, dar um Up na sua vida. Chegando nessa nova escola, ele vai conhecer o Chip que é seu colega de quarto e eles vão virar amigos e daí o chip vai apresentar, nada mais, nada menos quê? Alasca Young. E depois disso o livro vai começar a narrar todas aventuras que eles vão viver nesse colégio, o Miles se apaixona pela Alasca e vai começar a viver seu "Grande Talvez" e é basicamente isso o livro.


Tentei resumir um pouco da história pra vocês, sem spoilers. Pra quem não sabe, spoilers são acontecimentos importantes na história do livro, como pistas do que vai acontecer, que se contar o livro perde a graça.  E nesse livro acontece um super babadãããããããããão, que você fica tipo: "O quê?" "Não pode" e eu fiquei bem chocada com isso mas enfim... eu vou contar os 10 fatos que mais gostei do livro sem spoilers.


         1. O livro é narrado em primeira pessoa e isso pra mim é super importante. (Eu não gosto muito quando o livro é em terceira pessoa, parece que é minha mãe que tá lendo pra mim, mas enfim).

   2. Eu amei a linguagem do livro, é super leve, os diálogos dos personagens são muito bons, eles são bem objetivos e adoro o humor que o John Green colocou, tem um pouco de ironia, metáfora, humor negro.(Achei beeeeeeem legal).

      3. Eu adoro os personagens, eles são muito bem construídos, cada um com uma personalidade diferente porém eles se encaixam, sem completam, cada um tem uma participação muito especial no livro e conseguem deixar a sua marca.

      4. O livro não é dividido em "Capítulos", no caso é passagem de tempo. Então assim que você começa a ler o livro, você vê assim "Cento e trinta dias antes" e com o passar dos dias vão                     diminuindo "setenta dias antes" e por aí vai. Depois o livro fica em ordem crescente, tipo: "dez dias depois", "trinta dias depois".

      5. E o mais legal do livro é que ao mesmo tempo que você vai lendo e a quantidade de dias vão diminuindo, você "sabe" que vai acontecer algo, porém o John Green não deixa nem uma pista  do que vai acontecer (E você fica lendo e fica pensando: Cara, o que vai acontecer e ao mesmo tempo você não consegue descobrir, e você fica meio perturbado, como eu né, fiquei meia louca rsrs). E eu achei isso muito incrível, consegue despertar o interesse pela leitura e a sua imaginação e ao mesmo tempo que é previsível é imprevisível (se é que me entendem?).

     6. Eu ameeeeeeei a personagem da Alasca (sabe aquela pessoa que você quer ser? eu, queria ser  ela). A alasca é engraçada, louca, inteligente, muito bonita, sexy, meio bipolar (ás vezes dava a louca nela, que eu ficava com medo, assim sabe), super segura de si, não tem medo de nada, ela vai lá e faz e que se foda e a mesmo tempo ela é doce, sensível. (Eu queria ser ela gente, tipo, muito). E foi o meu personagem preferido.

      7. Adorei o grupo de amigos que eles formam lá na escola, eles se divertem muito, tem uma                     linguagem só deles, se comunicam por sinais, e tem pontos de encontros e pregam trotes em todo mundo (E eu quase entrei no livro, por que eu queria fazer parte daquele grupo, assim, eu queria tá lá, por que eu sou retardada, mas é a vida).

      8. Nesse livro acontece um puta babadão, que você não imagina, não espera e deixa você chocada (como eu, fique depressiva, passei um bom tempo pra superar isso), no começo você fica com vontade de matar o Autor mas depois você supera e o livro toma outro rumo e fica bom do mesmo jeito.

    9. Pra quem não sabe esse foi o primeiro livro do autor John Green, ele foi lançado em 2005, ele ganhou até um prêmio por causa desse livro e o melhor é que esse livro é meio autobiográfico, o John contou que tem um pouco da vida dele nesse livro, de algumas coisas que ele passou. (E eu fiquei com inveja né)

    10. Esse livro tem várias capas diferente e eu amei todas as capas por que elas representam bem a história do livro, tem tudo haver, algumas capas são mais fofinhas que outras e eu vou colocar  aqui embaixo todas elas. 



10 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas já vi tanta resenha linda, quero muito ler!
    Adorei o post, beijinhos,
    www.psicodel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. levante e vá agora ler rs rs eu obrigo todo mundo a ler esse livro e espero que goste! *-*

      Excluir
  2. To doida pra le esse livro agr entao fiquei mais anciosa ainda kkk
    amei o post bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leeeeeeeeeeer por favor kkkk, você vai adorar. Obrigada.

      Excluir
  3. Esse livro é maravilhoso, né!? Na minha opinião é um dos melhores do John Green.
    E as capas? Uma mais linda que a outra... A que eu tenho é a segunda...
    Adorei o post.
    Bjs
    http://myself-here1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, haha! amo as capas, eu tenho a primeira *-*

      Excluir
  4. Nossa estou louca para ler esse livro, mesmo sabendo que é super triste, sua resenha só fez aumentar a minha curiosidade, bjs
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai meu coração breakhearted nesse livro (não sei escrever inglês) rs mas ele é muito bom mesmo! beeeijos.

      Excluir
  5. Já li esse livro e simplesmente AMEEEI *-*
    Beeeijos!
    Blog Bolicho Da Guria

    ResponderExcluir